Especialistas consideram que há dois momentos chave e explicam como proceder.
Quando se está à procura de casa para comprar, uma avaliação servirá para se saber se o preço está alinhado com o mercado, se o vendedor está a pedir muito dinheiro ou até se está em causa uma grande oportunidade de negócio. O resultado do estudo feito pelo técnico avaliador pode servir de base para negociar melhor o preço de fecho da transação. Por outro lado, também é fundamental para se pedir um crédito à habitação.
Então quando se deve pedir uma avaliação do imóvel? Há dois momentos chave.
- Quando se está a negociar o preço com o vendedor. Pode servir como ajuda para ajustar o preço, caso a casa esteja à venda por um valor acima do que é apresentado na avaliação. Mas deve ter-se em conta que, na eventualidade de não se efetivar a compra do imóvel, há que assumir esse custo.
- Quando é necessário pedir um empréstimo para a compra de casa e já se tem o crédito habitação aprovado em alguma entidade. Este é o momento mais recomendado, uma vez que o cliente já sabe qual a casa que quer adquirir e sabe que o seu empréstimo é viável.
"Um cliente tem liberdade para solicitar uma avaliação de qualquer imóvel, mesmo que não a vá comprar, sempre que tenha autorização do proprietário para permitir que o técnico avaliador aceda à mesma".
No relatório de avaliação é apresentado o valor de mercado do imóvel e também o valor de referência para os seguros. "É importante saber que o valor de mercado indicado na avaliação será o ponto de referência dos bancos para o montante final concedido no crédito habitação", alertam.
Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente
nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no
mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias
com que sempre sonhou.
Comentários
Enviar um comentário