Número de habitações e edifícios em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim

 

Análise, com base na informação recolhida nos dados dos Censos de 2021 que permitem constatar um aumento acima da média nacional do número de habitações e edifícios no concelho de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.



 Edifícios destinados à habitação (alojamentos) somam atualmente 38 691 unidades, segundo os dados preliminares dos censos 2021 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Vila do Conde registou, face a 2011, um aumento no número de alojamentos para habitação de 2,4%, conseguindo ultrapassar a média nacional que segundo os censos foi de 1,4%.
Segundo Rui Macedo da Imobiliária IBC, são “números otimistas” que revelam a dinâmica do parque habitacional do concelho. “É o resultado de investimentos fortes pelos promotores imobiliários” na cidade e no concelho. Exemplo disso é o empreendimento “Casas Villamor”, um projeto exclusivo da IBC, com a comercialização da primeira fase concluída entrando, agora, numa segunda fase de vendas.
Relativamente à construção de edifícios (destinados a multiutilização) o concelho de Vila do Conde soma atualmente 22 967 unidades. Representam um aumento, face a 2011, de 0,3% embora abaixo da média nacional de 1,2%.
“São números que seguramente vão ser melhorados” pois novos projetos de investimento estão previstos para o final deste ano e para 2022. “Melhorar a capacidade atrativa do concelho, através de incentivos fiscais e agilidade de licenciamento de novas obras”, deverá ser um dos caminhos a seguir na opinião de Rui Macedo.
 
Na Póvoa de Varzim os edifícios destinados à habitação (alojamentos) somam atualmente 36 090 unidades, segundo os dados preliminares dos censos 2021 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A Póvoa de Varzim registou um aumento no número de alojamentos para habitação, face a 2011, de 3,3%, um “ritmo bastante superior” quando comparado com a média nacional de 1,4%.
Segundo Rui Macedo da Imobiliária IBC, são números que “não espantam quem analisa com frequência o mercado imobiliário”, dado que o ritmo da construção tem-se revelado acentuado no concelho.
Já na construção de edifícios (destinados a multiutilização) a Póvoa de Varzim teve um aumento, face a 2011, de 3,4% quase o triplo da média nacional.
“Bons ventos para 2022” refere Rui Macedo, que confirma a execução de novos projetos para a Póvoa de Varzim, já em comercialização, bem como outros que em breve iniciarão e que motivaram a IBC a abrir um novo espaço na Av. Mouzinho de Albuquerque.
Conclui-se que o parque habitacional poveiro revela-se dinâmico, estimando-se boas perfectivas para o fim do ano que se aproxima e deixando igualmente antever um 2022 pujante.
 
 
 
Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.

Comentários