Quanto custa construir uma piscina: a experiência de um proprietário

 

O preço de uma piscina depende de muitos aspetos, como tamanho, materiais, terreno, tipo ou climatização.

  Pixabay
Autor: Redação

Quanto custa construir uma piscina? Agora que o verão está aí à porta, esta é umas das perguntas mais repetidas. E não há uma resposta única. O preço depende de muitos aspetos, como tamanho, materiais, terreno, tipo, ou climatização. O idealista/news falou com Zahara, uma proprietária que acaba de construir uma piscina.

Mora à beira-mar, porque decidiu construir uma piscina?

Apesar de morarmos a menos de cinco minutos de carro da praia, sempre pensamos em construir uma piscina para aproveitar o tempo livre em casa e para os nossos filhos brincarem e convidarem os amigos. Além disso, apesar do excelente clima da Costa do Sol (Espanha), a água do mar é fria no inverno. A piscina permanece mais ou menos acessível durante todo o ano.

Quanto tempo demorou construí-la?

O processo foi rápido. Em cerca de três meses estava pronta. O nosso terreno era plano e felizmente fácil de escavar. A construtora cumpriu os prazos à risca. Nesse sentido, não poderíamos estar mais satisfeitos.

Qual o tamanho da piscina?

Vivemos numa casa com um terreno limitado e queríamos uma piscina que não ocupasse muito espaço. Procurávamos algo funcional e refrescante, que nos permitisse desfrutar do nosso jardim. A piscina que construímos tem uma superfície de 14,28 m2, um volume de 18,56 m3 e uma profundidade de 1,30 metros.

piscina clássica

Quanto custou?

O preço total da construção da nossa piscina foi de 12.665 euros. Como mencionei antes, o nosso terreno não era excessivamente complexo, o que nos poupou grande parte das ações anteriores. A isto devemos acrescentar a licença de construção, que no nosso caso rondava os 800 euros. Portanto, gastamos aproximadamente 13.460 euros.

Está feliz com o resultado?

A princípio, hesitamos. Enquanto eles a construíam, pensamos se realmente iríamos usá-la o suficiente para amortizar a despesa que isso acarretaria. No entanto, agora confirmo que sim. Os meus filhos trazem sempre amigos para a piscina e temos um lugar para nos refrescarmos quando fazemos churrascos e outros planos no nosso jardim.

Tipos de piscinas: preços e características

Piscina clássica

É a piscina que encabeça o artigo e a mais tradicionalmente exigida. Geralmente são feitas de cimento. O preço depende dos materiais, da superfície, do desenho (azulejos, escadas, etc.) e das instalações (ar condicionado, saneamento, estação de tratamento, casa das máquinas, etc.). No entanto, elas são as mais resistentes e maiores.

piscina clássica
El Món de la Piscina

O preço médio de uma piscina de 23 m3 (6x3 metros) ronda os 14.000 euros, incluindo licenças, escavação, construção e elementos como holofotes e escada. A este valor acresce a manutenção anual (incluindo o custo da água e eletricidade) ou da estação de tratamento.

Quanto tempo demora a construir uma piscina?

O tempo médio de construção é de dois a quatro meses, embora os prazos possam ser estendidos ou encurtados, dependendo do tamanho, da complexidade do terreno, das obras necessárias ou do projeto. Este tipo de piscina oferece mais opções que as pré-fabricadas, pois podem ser feitas sob medida e permitem tamanhos superiores a 10 metros de comprimento.

Piscinas pré-fabricadas

As piscinas pré-fabricadas são uma opção cada vez mais popular. Já vêm feitas, ou seja, basta colocá-las num buraco. São mais fáceis, baratas e rápidas de instalar do que as de construção. No entanto, são menos robustas e personalizáveis.

piscina pré-fabricada
Europa Piscinas

Em relação ao preço, as piscinas pré-fabricadas costumam ser até 30% mais baratas que as piscinas embutidas, embora dependa do tamanho, design e materiais. O preço pode flutuar. Há modelos de 1.500 euros e outras que ultrapassam os 20.000. 

Piscinas pré-fabricadas de fibra de poliéster

Destacam-se pela sua fácil manutenção e pelos seus diferentes revestimentos, como cerâmica, chapa ou mosaico. São fabricadas numa peça única, feitas de uma mistura de fibra de vidro resistente e resina de poliéster.

Piscinas de aço e lona

Esta opção está a meio caminho entre piscinas embutidas e piscinas pré-fabricadas, tanto em termos de instalação como de preço. São construídas com painéis pré-fabricados de aço galvanizado que são unidos, enquanto uma base de betão armado é colocado no chão. No revestimento coloca-se uma lona.

Piscinas insufláveis

São as piscinas mais baratas do mercado, mas também as mais modestos e menos resistentes. São feitas de borracha ou plástico. Há diversos tamanhos e qualidades e os preços podem oscilar entre os 30 e os 1.000 euros, por exemplo.

piscina insuflável
Amazon

Piscinas desmontáveis

As piscinas desmontáveis são outra opção económica e funcional. Por não precisarem de escavação e serem elevadas, podem ser realocadas e não precisam de licença de construção.

piscina desmontável
Leroy Merlin

São feitas de vários materiais: madeira, chapa metálica, cimento ou PVC. O preço depende dos materiais e do tamanho. É possível encontrar piscinas desmontáveis desde 300 euros a mais de 1.000.


Retirado do Idealista - Adaptado por Dicas Imobiliárias


 

Comentários