Dicas imperdíveis para criar um closet de sonho

 Ter um espaço à medida de cada um, para organizar roupa, sapatos e acessórios torna o momento de vestir-se mais agradável.


Fonte: Impossível resistir a um closet de luxo. 20/01/2014. aldeiatem.com
Autor:
Redação

O 'closet' não é apenas um compartimento da casa utilizado para guardar calçado, roupa ou acessórios – é muito mais que isso. É um espaço onde estes tipos de coisas, de forma organizada, podem ser exibidas como se se tratassem de verdadeiros “artigos de luxo” e onde cada um pode vestir-se com a maior satisfação.

Com a ajuda da MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, damos-te alguns truques para criares um espaço como este à tua medida.

Se puderes reservar uma divisão só para o closet, ótimo. Caso não disponhas de muito espaço, poderás criar um closet no próprio quarto. O segredo é aproveitar bem os espaços, de preferência reservando uma parte só para esse efeito, com cuidado para não prejudicar a circulação – de ar e de pessoas.


 

Photo by Sarah Brown on Unsplash

1. Como planear o closet

A primeira sugestão é bem simples: começa por registar o que vais precisar de guardar no closet. Faz uma espécie de inventário, para que o planeamento inclua tudo e para que nada fique fora do sítio.

Importa ter em atenção os sapatos, bolsas, acessórios, malas e tudo o que precisarás de guardar nesse espaço, além das roupas. Desta forma, a organização do closet vai variar em função das peças que lá serão guardadas.

2. Características, design e luz

O formato em U é excelente para aproveitar bem a área de vestir. Reserva espaço para o espelho ou, se preferires, instala-o na porta de um dos armários. Quanto à luz, a dica é usar aquela que mostra o tom das roupas mais próximo do real. Isto é, a luz fria.

Dimensões adequadas para o closet: profundidade média de 60 cm; 70 a 85 cm de área de circulação em frente ao armário; 55 a 65 cm de profundidade para prateleiras e varões; e 45 cm de profundidade para os sapatos.

Engane-se quem pensa que é preciso muito espaço para fazer um closet. Desde que se tenha espaço para ele, é possível sim montar um closet no quarto ou até num corredor mais isolado.


Fonte: Barata. A 2019. https://www.tuacasa.com.br/

3. Materiais

Os materiais mais utilizados para criar um closet são madeira, MDF, contraplacado e aglomerado. Estes possuem vantagens e desvantagens entre si, que vão desde o preço até à qualidade.

Os closets em estrutura metálica costumam ser opções bem mais baratas e rápidas, e existem várias lojas que vendem “módulos” prontos e peças avulsas.

Em algumas lojas, também já é possível encontrar closets, em MDF, praticamente prontos. É uma forma simples e rápida de obter um closet, que pode ser personalizado no caso de fazer questão em escolher os módulos e as prateleiras.


Fonte: BBEL Um estilo de Vida Como criar espaço extra para organização no closet

4. Modernos e decorados

Ainda que a sua função principal seja a de guardar e organizar toda a sua roupa e acessórios, podes fazê-lo de forma bonita e harmoniosa, preenchendo-o com pormenores que o tornarão mais pessoal.

Se tiveres espaço, deixa  também uma cadeira ou puff no closet. Escolher roupas pode ser uma tarefa demorada e estar confortável torna a tarefa mais fácil

*Este artigo teve o apoio técnico da MELOM Croqui (Porto - Vila Nova de Gaia)

 

Retirado do Idealista - Adaptado por Dicas Imobiliárias

Comentários