Negócio das casas pré-fabricadas made in Portugal a escalar

 

Preços mais acessíveis, menor tempo de construção e alta eficiência energética ajudam a explicar o sucesso desta nova construção.

Modiko
Autor: Eduardo G. Martínez

Os altos preços das casas e as taxas de juro do crédito habitação a aumentar à boleia da Euribor acabam por complicar o processo de compra de casa e empurram muitas famílias para o mercado de arrendamento. Mas há quem prefira ter uma casa própria e procure alternativas na oferta de casas pré-fabricadas e modulares, que tendem a ser soluções mais económicas. Há cada vez mais empresas a apostar nestas novas formas de construção, investindo em novas tecnologias e apostando na industrialização do setor. E uma delas é a portuguesa Modiko. O idealista/news esteve à conversa com o diretor comercial da empresa, Antonio Alés, que explica quais os segredos por detrás da construção destas casas pré-fabricadas eficientes.

Quando é que decidiu apostar na construção de casas pré-fabricadas?

A Modiko iniciou atividade em 2010 em Portugal e chegou a Espanha em 2019. Desde então, através de um sistema construtivo industrializado, patenteado e totalmente inovador, desenvolvemos soluções arquitetónicas totalmente personalizáveis ​​e ajustadas às necessidades dos clientes.

Contamos com 11 anos de experiência, já construímos mais de 250 casas pré-fabricadas e temos um crescimento anual de 20%.

Como comprar uma casa pré-fabricada
Modiko

Qual é o preço das vossas casas pré-fabricadas?

De referir que desenvolvemos soluções à medida de cada um dos nossos clientes e que a própria arquitetura, o tipo de materiais e os acabamentos têm impacto direto no custo final de cada habitação. O facto de as casas serem personalizadas leva a que as habitações com a mesma área tenham diferentes configurações arquitetónicas e acabamentos, pelo que é complicado determinar quanto custa uma casa pré-fabricada.

É bastante ingrato apresentar antecipadamente um preço por m2. Mas como valor indicativo para o mercado espanhol e considerando uma gama de acabamentos standard, o valor de construção estimado pode variar, em termos médios, entre 1.200 euros/m2 até 1.400 euros/m2. A este preço será necessário acrescentar outros custos, como a cimentação (não esquecendo o valor de investimento no terreno, caso seja necessário comprar).

O número de pessoas interessadas nestas casas pré-fabricadas aumentou desde o início da pandemia da Covid-19?

A pandemia da Covid-19 acabou por ter um efeito catalisador nas nossas vendas, pois mudou, de certa forma, o paradigma do tipo ideal de casa e as pessoas começaram a procurar soluções diferentes das que tinham até então.

Em termos objetivos, houve um aumento muito forte na procura das nossas casas pré-fabricadas, que se traduziu num aumento do nosso volume de vendas de 20% e 51% nos anos de 2020 e 2021, respetivamente.

Durante os últimos dois anos, o setor de casas pré-fabricadas em Espanha também ganhou um número considerável de adeptos.

Casas pré-fabricadas à venda
Modiko

Que tipo de casas pré-fabricasas são procuradas?

A típica casa pré-fabricada tem, em média, 140 m2 e três quartos. Em termos de materiais e acabamentos, existe uma grande diversidade, pois cada cliente procura uma solução personalizada ajustada aos seus gostos pessoais e disponibilidade económica.

Quanto tempo é preciso para construir uma casa pré-fabricada?

Em média, a construção de uma casa com o sistema construtivo Modiko demora entre seis e sete meses.

Existem zonas em Espanha onde há maior procura pelas vossas casas pré-fabricadas?

No mercado espanhol, as regiões de maior procura são Madrid e Barcelona.

Recebem pedidos de famílias que querem comprar uma casa pré-fabricada para ir viver para o campo?

Efetivamente. Com a generalização do teletrabalho e a crescente valorização dos espaços verdes, as pessoas passaram a preferir soluções que lhes permitam fugir do centro das cidades, procurando assim zonas periféricas das mesmas ou, ainda, zonas do campo onde possam ter uma qualidade de vida melhor, diferente da que tinham até então.

Qual é o perfil do cliente que procura as vossas casas pré-fabricadas?

O espectro de clientes é bastante completo em termos de idade. O perfil típico do cliente das nossas casas pré-fabricadas é o de uma pessoa com mentalidade e espírito vanguardista com elevada preocupação com a sustentabilidade energética da sua casa, tanto do ponto de vista da redução de desperdícios na execução da obra como também de redução das necessidades energéticas na sua utilização diária.

O nosso sistema construtivo permite, por si só, que as casas pré-fabricasas tenham alto desempenho energético.

quanto custa uma casa pré-fabricada
Modiko

O que é que fazem diferente na Modiko?

Na Modiko gostamos de olhar para o futuro e acreditamos que tudo o que fazemos tem impacto no amanhã. Somos uma empresa de pessoas para pessoas, com uma equipa dinâmica, competente e ambiciosa, permanentemente comprometida com a tecnologia e inovação na construção, para ajudar a construir os sonhos dos nossos clientes.

Oferecemos aos nossos clientes um serviço holístico e integrado no processo de construção de uma casa, sistematizado nas seguintes etapas:


Desenho e desenvolvimento do modelo arquitetónico;
Elaboração do projeto de execução e todos os trâmites burocráticos associados;
Elaboração do orçamento de obra;
Seguimento e entrega da obra.

A utilização do sistema construtivo Modiko permite, por um lado, reduzir significativamente o tempo de execução de uma habitação e, por outro, desenvolver soluções com elevada eficiência energética e sustentabilidade.

Estes são alguns modelos de casas pré-fabricadas portuguesas

Além de construir casas pré-fabricadas totalmente personalizáveis, esta empresa portuguesa possui uma série de modelos padronizados no seu catálogo, como:

Casa pré-fabricada 2P-T4-L01

Casas pré-fabricadas para comprar
Modiko
Esta casa possui sala e cozinha em open space, uma lavandaria, três quartos e duas casas de banho comuns. E conta ainda com uma suite com closet e casa de banho. A área total desta casa pré-fabricada é de 185,6 m2.

Casa pré-fabricada 2P-T3-R13

Preços das casas pré-fabricadas
Modiko

Este modelo de casa pré-fabricada com 138 m2 possui uma sala e cozinha num espaço aberto, dois quartos, uma casa de banho comum e uma suite com casa de banho.

Casa pré-fabricada 2p-t4-r03

Casas pré-fabricadas à venda em Portugal
Modiko

Esta casa pré-fabricada portuguesa dispõe de sala e cozinha independentes, quatro quartos, duas casas de banho comuns e uma lavandaria. A sua área total é 170,55 m2.


Retirado do Idealista - Adaptado por Dicas Imobiliárias


 

Comentários