Comprar um imóvel herdado com crédito habitação: quais as condições?

Se um dos herdeiros quiser ficar com a casa ou apartamento herdado, poderá solicitar um empréstimo ao banco. Explicamos tudo.

 

Quando vários irmãos herdam um apartamento ou uma casa, é comum que essa propriedade seja vendida e o dinheiro distribuído entre os herdeiros. Mas imagina que um dos irmãos decide ficar com a casa. Pode pedir-se um crédito habitação para comprar o imóvel herdado? Que condições têm estes tipos de empréstimos? Explicamos tudo.

Como posso comprar uma casa herdada aos meus irmãos?

Para comprar uma casa de herança, a primeira coisa a fazer é concluir o próprio processo de herança. Ou seja, todos os herdeiros devem aceitar a herança e realizar os procedimentos correspondentes. Desta forma, a casa herdada torna-se um condomínio ou copropriedade entre todos os irmãos (ou herdeiros correspondentes). A partir daí, podes iniciar os procedimentos de compra das partes da casa que desejas adquirir.

Como solicitar um empréstimo para comprar uma casa herdada?

O processo de solicitação de um crédito habitação para comprar um imóvel herdado é semelhante à solicitação de um empréstimo em qualquer outra situação. Ao solicitar o crédito, o banco realizará um estudo das condições e do perfil do cliente requerente. Para isso, levará em conta aspetos como:

  • Nível de rendimentos
  • Situação económica
  • Taxa de esforço
  • Bens do requerente
  • Possibilidade de apresentação de garantia hipotecária
  • Idade do candidato
  • Etc..

Depois de estudar o perfil do requerente do empréstimo, se o banco der luz verde, a entidade concederá o crédito tendo em conta o preço da casa a adquirir.

No caso de o requerente já possuir parte da casa que pretende comprar, o mais comum é que o banco financie até 90% para habitação própria permanente e até 80% para habitação secundária.

comprar casa
pexels

Quanto se paga por uma casa herdada?

Os empréstimos são calculados com base no preço de avaliação e no preço de venda. De ambas as referências, os bancos escolhem preferencialmente a referência mais baixa para determinar a quantidade de dinheiro que emprestam. Como é que isso afeta o pedido de empréstimo para comprar uma casa herdada?

Nestes casos, o banco não costuma tomar como referência o preço de avaliação da casa, mas sim o preço de que precisamos para comprar parte do imóvel dos nossos irmãos (ou outros herdeiros).

Exemplo:

  • Se um apartamento está dividido entre 4 irmãos e um deles quer comprar o restante, deve-se levar em conta que cada irmão já possui 25% do apartamento. Desta forma, a compra representa 75% e não 100% do imóvel. Desta forma, o banco calculará o empréstimo tomando como referência os 75% que um dos irmãos quer comprar dos outros. Ou seja, neste caso, o banco pode financiar 75% da compra da casa (o que corresponde à parte dos outros irmãos). Apesar de, regra geral, os bancos financiarem até 80% ou 90% da avaliação da habitação.

De qualquer forma, os bancos têm flexibilidade na hora de conceder mais ou menos capital para um empréstimo. O ideal será tentar negociar com a entidade as melhores condições possíveis para o teu caso.

 

 

Retirado do Idealista - Adaptado por Dicas Imobiliárias

 

 

Comentários