Dicas para resolver problemas domésticos do dia a dia

 

Todos nós já nos deparámos com pequenos precalços diários capazes de nos deixar preocupados o resto do dia. Temos a solução!

Dicas para resolver problemas domésticos

Certamente já te aconteceu precisares de uma solução imediata para um problema doméstico, mas não saberes como fazer. Nesse momento surge a típica pergunta: e agora?! A pensar nos pequenos desafios do dia a dia, reunimos um conjunto de dicas para em vez de perguntares, responderes.

Por vezes, no dia a dia, entre os horários apertados e as tarefas domésticas que temos de cumprir, surgem pequenos problemas que embora não necessitem de um técnico, precisam de uma solução. Estas dicas podem ajudar a solucionar.

4 dicas para resolver problemas domésticos do dia a dia

Quem nunca, com a pressa, puxou a fita da persiana em demasia e esta ficou encravada? E o pó? Aquele inimigo (quase) invisível que teima em acumular nas superfícies acabadinhas de limpar? Há várias tarefas que fazemos em casa que nos levam a levantar certas questões às quais, na maioria das vezes, não sabemos responder. 

A pensar nos pequenos desafios diários reunimos um conjunto de dicas que podem facilitar o teu dia a dia e fazer-te rir destes pequenos imprevistos. 

1 - Como consertar uma persiana encravada?

Antes de mais é importante esclarecer de um modo breve - e para que a dica funcione - a diferença entre estores e persianas.
Na verdade, os dois termos são idênticos sendo que a principal diferença reside no local de instalação: as persianas são de exterior e os estores de interior.

Esclarecida a diferença, falemos de persiana manual, a que tem um rolo de fita do lado de dentro da janela com um mecanismo que abre e fecha a persiana. Certamente que numa manhã apressada já te calhou abrir a persiana exterior com demasiada força e o resultado foi uma persiana encravada. Este poderá ser um momento de pânico, pois aparentemente deixou de funcionar.

persiana encravou
Mas há um truque muito útil que deves tentar antes de chamar um técnico. Idealmente, para não correres riscos, deves chamar alguém para te ajudar, pois a ideia é que alguém solte levemente a fita que move a persiana de modo a que fique laça. Depois, a outra pessoa deve puxar cuidadosamente a persiana para que esta desencrave e volte a correr normalmente.

Para evitares que a tua persiana de exterior volte a encravar, evita puxá-la demasiado para cima.

2 - Retirar etiquetas autocolantes

Esta é outra questão que costuma surgir, principalmente quando falamos de artigos novos. Quem nunca comprou um frasco de vidro que trazia no seu fundo uma etiqueta autocolante com o código de barras? A tendência é retirar o autocolante puxando-o lentamente, mas na maioria das vezes ficam restos de papel rasgado colado ao frasco.

Remover autocolantes
Pxhere
Para conseguires retirar na perfeição este tipo de etiquetas precisas de duas coisas: uma borracha e álcool. O álcool pode não ser uma novidade, mas muitas vezes não é suficiente. Se depois de aplicado, não conseguires retirar todos os vestígios recorre a uma borracha tradicional e utiliza-a como se estivesses a apagar algo em papel.

3 - Limpar o pó…de vez!

A limpeza da casa tem muito que se lhe diga e para além de aspirar, sacudir, lavar também é importante limpar o pó de superfícies e objetos. Porém, esta pode ser uma tarefa frustrante: quem nunca limpou o pó de uma superfície que, no momento a seguir, parecia nunca ter visto o pano ou espanador?

Limpar o pó
Pixabay
Pois é, há um truque simples para limpar o pó, que podes utilizar: uma mistura de água com amaciador da roupa, sendo que deves usar quatro medidas de água para uma de amaciador. Colocas a mistura num borrifador e poderás respirar de alívio, pelo menos, mais algum tempo.

4 - Estender roupa (quase) sem amachucar

Todos nós sonhamos com o dia em que a roupa sai do estendal prontinha a colocar no armário sem ter de passar pelo processo de passar a ferro. E, apesar de sabermos que não há milagres, há uns quantos truques que podem ajudar:

  • Máquina demasiado cheia: Não é preciso lavar as peças todas de uma vez, isso fará com que a roupa se amachuque mais.
  • Voltas e voltas: Muitas vezes a tendência é optar pelo programa de centrifugação da máquina de lavar roupa mais forte para que a roupa saia o menos molhada possível, no entanto, isto significa mais vincos no fim da lavagem.
  • Estender a roupa após a lavagem: Esta pode ser uma dica de ouro que te vai poupar muito tempo no ferro de engomar. Assim que um ciclo de lavagem termina deves estender imediatamente as peças no estendal.
  • Sacudir, sacudir e sacudir: Um dos truques, que funciona mesmo é o de sacudir as peças de roupa antes de estender. Sacode bem cada peça e na hora de estender opta por pendurar as peças pelas costuras para evitar que as molas deixem marca no tecido.

estender roupa
Pxhere
Para um resultado (quase) infalível, aconselhamos que depois da peça estendida, voltes a esticá-la novamente. No caso de uma camisa, por exemplo, pegar nas extremidades da manga com as duas mãos (uma de cada lado da manga) e estica em movimentos rápidos. Fazer este movimento ao longo de toda a manga e na restante camisa e irás surpreender-te com os resultados!

Por último, deves apanhar, dobrar e arrumar: não deixar as peças de roupa demasiado tempo ao sol ajuda a preservar a sua qualidade e cor, e para evitar que se amachuquem em demasia, deves seguir a mesma lógica de quando estendes: assim que sai do estendal deve ser dobrada e devidamente arrumada/pendurada evitando longos períodos de tempo compactada num cesto.

Acreditamos que estas dicas te vão dar uma ajuda preciosa nas tarefas domésticas e te permitirão resolver com mais facilidade os imprevistos domésticos do dia a dia, viver uma vida mais tranquila, com mais tempo livre e ser mais feliz.

Comentários