Como criar mais espaço de arrumação em casas pequenas

 

Com uma análise cuidada do espaço disponível e alguma criatividade é possível criar mais espaço de arrumação.

casas pequenas

Quando se vive numa casa pequena, a primeira e maior preocupação que surge é a falta de espaço para arrumação. Mas isso não tem de ser propriamente um problema. Com uma análise cuidada do espaço disponível e alguma criatividade, é possível criar espaços de arrumação sem prejudicar a área livre para circulação na habitação.

Apresentamos várias sugestões e dicas para criar arrumação em casas pequenas.

Comprar móveis multifuncionais e/ou móveis inteligentes

Hoje em dia, o mercado apresenta uma vasta sugestão de peças de mobiliário que podem servir múltiplas funções em casas pequenas. Uma das maiores preocupações de uma família é adaptar um quarto para dois ou mais filhos, quando toca à divisão de espaço para a cama, zona de estudo, zona de brincar e arrumação. Com o mobiliário multifuncional, é possível organizar espaços para arrumação, estudo e cama numa só estrutura.

móveis Ikea

Colocar prateleiras para otimizar o espaço

Uma parede livre, fora da zona de circulação, pode ser uma ótima solução para a colocação de prateleiras, estantes ou outro tipo de móveis feitos por medida. Por cima da bancada da cozinha, por cima do sofá, por cima do aparador da sala, por cima da cama, são apenas alguns exemplos que poderão rentabilizar o espaço de arrumação na casa.

prateleiras e estantes

Aproveitar espaços improváveis para arrumação

Existem soluções que, à primeira vista, poderão parecer improváveis, mas que são uma excelente aposta em termos de arrumação. Podem aproveitar-se, por exemplo, cantos de paredes, zonas vazias por cima do sofá ou paredes vazias, para a criação de pequenos nichos de arrumação. Sabes aquele pequeno espaço atrás das portas que não serve para nada? Agora serve. Podes utilizar o espaço para colocar uma sapateira, um móvel de pouca profundidade ou prateleiras.


Aproveitar o vão das escadas para construir armários

Se a tua casa tiver mais que um andar certamente terás um vão de escada com o espaço por aproveitar. Porque não dar vida a esse espaço, dando-lhe características de arrumação?

Se quiseres optar por uma solução mais económica, poderás recorrer a módulos standard e adaptar ao espaço existente. Por outro lado, se pretendes fazer uma solução por medida, recomendamos a consulta com um especialista, para o fabrico da estrutura ou, se tiveres jeito para a bricolage, porque não fazer um projeto DIY?

arrumação

Uma solução bastante criativa é um painel perfurado com estacas de fixação. Para além de poderes adaptar a estrutura à necessidade pontual, seja para a bicicleta, seja para acessórios de desporto ou outros, é facilmente adaptável ao objeto a acomodar. Acaba também por ser uma forma decorativa para um ambiente jovem e descontraído.

Caixas de arrumação, organizadores de gaveta, prateleiras extra nos roupeiros são pequenas coisas que podemos implementar para melhorar os espaços de arrumação, permitindo uma melhor organização do espaço existente. Independentemente da solução que necessites para a tua casa, a gestão de espaço de arrumação em casas pequenas tem de ser baseada na organização.

 

 

Retirado do Idealista - Adaptado por Dicas Imobiliárias 

 

 

Comentários