O que fazer para ter uma cozinha open space de sonho?

 

Para quem tem uma casa pequena, optar pelo open space é uma escolha acertada, pois terá um espaço maior e mais otimizado.

Cozinhas open space

Os espaços open space estão na moda e tornaram-se rapidamente na primeira opção de escolha para quem procura um design moderno e funcional dentro e fora de casa. Uma cozinha open space, por exemplo, deve ser bem planeada, para que seja possível maximizar todo o potencial do espaço.


Ideias para cozinhas pequenas
Unsplash

Vantagens e desvantagens de uma cozinha open space

A primeira vantagem do open space é a otimização do espaço. Ao abrir as divisões passamos imediatamente a expandir o ambiente e libertar o fluxo dos percursos, criando maior fluidez e liberdade de movimento. Esta organização cria uma atmosfera mais arejada, iluminada e informal.

Outro benefício diz respeito ao convívio e interação familiar/social. Família e amigos podem participar na confeção das refeições e até mesmo no servir/recolher da mesa. Para quem tem uma casa pequena, optar pelo open space é uma escolha acertada, pois terá um espaço maior e uma casa mais otimizada.

Cozinhas com ilha
Unsplash

No entanto, quando planeamos um espaço deste tipo, temos que assumir que será uma divisão com múltiplas funcionalidades. Por exemplo: uma cozinha tende a ser mais caótica do que uma sala de estar, e, se não tivermos cuidado, a desarrumação pode passar facilmente de um espaço para o outro. Deste modo, é importante apostar em móveis de cozinha que tenham muita arrumação, para que tudo tenha o seu lugar. Igualmente, há que pensar se queremos um equipamento como um lava-louças ou uma placa na ilha.

Para lá da desarrumação, há que pensar também na questão que traz talvez mais preocupação às pessoas: os cheiros e ruídos, uma vez que a cozinha ficará totalmente exposta. Aqui, é inevitável investir num bom exaustor. Igualmente, elementos divisórios entre os espaços, em vidro ou madeira, fixo ou de correr, são úteis para combater algumas das desvantagens mencionadas acima. 

Móveis de cozinha
Unsplash

Como planear um open space?

É importante perceber que este termo significa unir dois espaços, sendo que a cozinha e a sala de estar passam a fazer parte da mesma divisão. Vale a pena pensar que cada área desta mesma divisão deve conter um ou mais elementos do mesmo estilo. O pavimento é uma excelente forma de unir espaços. Podemos usar um pavimento vinílico, que é um material fácil de aplicar e mais resistente, ideal para zonas húmidas e de tráfego intenso, ou um cerâmico, um material com aspeto mais versátil, resistente, mas de aplicação mais complexa e de maior espessura.

Remodelar a cozinha
Unsplash

Devemos começar por definir a planta do espaço, tirando partido de cada centímetro disponível. Igualmente importante é perceber as necessidades que temos, percebendo se há espaço suficiente para uma ilha, se conseguimos albergar um espaço para sala de jantar, ou desejamos apenas um espaço para refeições rápidas, etc. Podemos sempre recorrer a remodelações pontuais deste espaço, construindo ou demolindo paredes dentro do possível.

O trabalho só será finalizado quando cada espaço desta grande divisão estiver bem definido, cumprindo o seu propósito, caso contrário, o espaço parecerá uma confusão. Há métodos que nos podem ajudar a não cair neste erro, como a delimitação de áreas a partir de peças decorativas - um tapete, iluminação com spots de luz ou candeeiros distintos ou até com o próprio mobiliário (estantes vazadas, um sofá).

Decorar cozinhas
Unsplash

Algumas questões importantes na hora de planear o espaço:

  • De que modo vamos fazer a distinção entre a zona de estar e a zona de refeições?
  • Definir o tipo de cozinha. Tem Ilha?
  • Se sim, queremos algum equipamento? Queremos ter um espaço de refeições integrado?
  • Se não, teremos alguma zona de refeições integrada na cozinha? Os móveis da cozinha têm uma ligação física/visual/estética com os móveis da sala?
  • Há demolições a fazer? Se sim, são estruturais/será necessário fazer um reforço?

O desafio para ter uma cozinha open space de sonho é grande, mas será uma satisfação ver este espaço concretizado, e agora que já tem todas estas dicas. Inspira-te. 


Retirado do Idealista - Adaptado por Dicas Imobiliárias

Comentários