E se a taxa de juro no crédito habitação subir? Explicamos o que fazer

Há vários caminhos a seguir para prevenir o aumento da prestação mensal da casa, num cenário de subida de juros.

O que fazer se a prestação da casa subir

As taxas de juro no crédito habitação estão em mínimos históricos. Mas este cenário pode ter os dias contados. O Banco Central Europeu (BCE) não exclui a hipótese de haver uma subida das taxas de juro de referência já em 2022 para travar a inflação na Zona Euro. E tudo isto vai mexer com os mercados financeiros, a começar, desde logo, pelo crédito habitação das famílias. As prestações mensais poderão subir à boleia dos juros. Mas o que se pode fazer nesses casos?

A verdade é que se a taxa de juro de referência do BCE subir, vai mexer com as taxas da Euribor, o indexante mais utilizado para os créditos habitação com taxa variável em Portugal. Por isso, se este é o teu caso, explicamos o que tens de fazer.

Impacto da subida dos juros no empréstimo da casa
Foto de Yan Krukov en Pexels

As notícias sobre o aumento das taxas de juro têm sido muitas desde o início deste ano. Por isso, estou receoso que esse aumento seja mesmo uma realidade. No momento sou o único com rendimentos fixos na minha família, pelo que a nossa preocupação é grande e estou sem saber o que fazer. Podem ajudar-me?

Esta é uma preocupação legítima e que que assalta milhares de famílias. E pretende-se, sobretudo, com a incerteza de conseguir pagar a prestação do crédito habitação, caso haja um aumento das taxas de juro.

A verdade é que a subida da taxa de juro levará a um aumento do valor da tua prestação, logo serás obrigado a emagrecer o seu orçamento mensal para conseguir pagar estas despesa com a habitação.

O melhor mesmo será estares preparado para qualquer cenário e agir de forma preventiva. Há vários caminhos a seguir para que possas antecipar um cenário de subida de juros. E neste artigo reunimos os primeiros passos a dar:

  • Solicitar à instituição bancária onde tens o crédito habitação uma simulação que reflita o aumento para 1% da Euribor. De seguida, analisa o impacto do aumento na sua prestação mensal;
  • Calcula a tua taxa de esforço, isto é, o peso que as prestações com crédito têm no teu orçamento familiar;
  • Analisa a atual taxa de esforço e se for superior a 35% procura negociar os contratos de créditos de forma a promover um maior equilíbrio financeiro, reforçando a tua capacidade perante um possível aumento da prestação do crédito habitação;
  • Avalia o peso que a prestação (com o aumento da taxa de juro) terá no teu orçamento familiar;
  • Adapta o orçamento familiar à tua situação financeira, avalia as despesas e verifica aquelas que poderás reajustar ou eliminar com o envolvimento de todos os elementos da família.
Prestação do crédito habitação pode subir?
Foto de MART PRODUCTION en Pexels

Note-se que este não é o único caso em que podes contactar o banco para ajustar o teu crédito habitação. Sempre que se depares com dificuldades no pagamento da prestação deves contactar a instituição bancária, procurando uma solução possível para as dificuldades sentidas. Existem alguns mecanismos legais que impõem ao banco o dever de  acompanhar a execução dos contratos de crédito, prevenindo situações de incumprimento mediante a apresentação de propostas que visem a reestruturação do crédito. Ou seja, perante uma situação de incumprimento, a instituição de crédito deve contactar-te para negociar soluções de pagamento para a regularização extrajudicial de situações de incumprimento de contratos de crédito.

 

 

Retirado do Idealista - Adaptado por Dicas Imobiliárias

Comentários