Em termos gerais, o preço, a localização e o tamanho da casa continuam a ser os fatores mais valorizados. Mas há outros.
A compra de uma casa é a decisão de uma vida. E há muitas coisas às quais é preciso prestar atenção para decidir se é ou não o momento certo para comprar casa. Em termos gerais, o preço, a localização, a orientação e o tamanho da casa continuam a ser os fatores mais valorizados na hora de comprar casa. Mas com a pandemia, outros aspetos ganharam protagonismo. Eis os fatores mais valorizados quando queremos comprar uma casa e o que está por vir.
Localização da casa e dimensões
Na hora de comprar casa o que mais importa, além do preço, é a localização, a orientação, o tamanho, e a distribuição dos espaços. Uma vez tomada essa decisão, ao optar por um imóvel ou outro, outros aspetos ganham destaque.
Luminosidade e espaços exteriores
Com a Covid-19, outras qualidades passaram a ser cada vez mais apreciadas no momento de compra de uma casa, como a vista, se tem ou não elevador, a luminosidade do imóvel, a presença de áreas exteriores como terraços ou varandas, a eficiência energética. Justamente por causa da pandemia, muitas pessoas perceberam que a sua casa era muito pequena, escura e não proporcionava o bem-estar necessário.
Casas espaçosas adequadas para teletrabalho
As casas espaçosas com divisões especialmente projetadas para teletrabalho são agora uma condição fundamental, assim como uma boa conexão com a internet. A iluminação doméstica, se antes era importante, tornou-se um aspeto essencial, pois uma casa naturalmente iluminada ajuda a reduzir os custos de energia.
Uma tendência para os compradores é também procurar casa nas periferias das cidades, onde podem encontrar mais espaço pelo mesmo preço, com a possibilidade de ter jardins, ginásios ou piscinas, agora muito mais procurados.
O preço da casa
A decisão final de comprar uma casa depende muito das necessidades de cada comprador e, claro, do seu poder de compra e das condições de qualquer financiamento.
Há clientes que não se importam de pagar um pouco mais para usufruir de determinados fatores, como boa localização, espaços exteriores, mais luz, melhores qualidades e outros que, pelo contrário, limitam a decisão aos imóveis que podem pagar. Portanto, o preço será sempre um fator decisivo na hora de comprar casa.
Eficiência energética cada vez mais importante
Existem fatores, como a eficiência energética, que serão cada vez mais importantes. Nos próximos dois anos, as áreas exteriores, a qualidade dos imóveis e a eficiência energética serão cada vez mais importantes na escolha de uma habitação; algo que já se pode adivinhar pelas características dos novos edifícios.
Além disso, ao longo do tempo, veremos um crescimento do interesse pela sustentabilidade e melhoria da eficiência energética em casa, uma tendência alinhada com o futuro mais sustentável que temos de criar como sociedade.
Retirado do Idealista - Adaptado por Dicas Imobiliárias
Comentários
Enviar um comentário