Limpeza de outono: dicas para deixar a casa perfeita

Em casa acumulamos um milhão de coisas que não vamos usar, e a mudança de estação é perfeita para fazer um inventário e guardar apenas o que é preciso.


 

O outono chegou e devemos preparar a casa para o frio. É importante limpar e arrumar a casa, mas também é o momento perfeito para nos livrarmos de um monte de coisas de que não precisamos e que já não vamos usar. Às vezes, escolher é complicado, mas não há outra opção senão encarar a nossa casa com um olhar crítico e por mãos à obra. E a limpeza de outono é perfeita para isso.

Objetos de decoração

Todos nós temos em casa algum quadro, vaso ou presente de que não gostamos muito. Mas esteve lá durante toda a nossa vida e acostumámo-nos tanto a vê-lo que não prestamos muita atenção. Se não tiver valor sentimental, pensa que a sua única função é acumular pó.

Não é necessário deitá-los fora. Podes doá-los ou vendê-los. Talvez assim custe menos livrares-te desses objetos. E podes fazer o mesmo com móveis ou tapetes de que já não gostas.

Utensílios de cozinha

Aproveita a limpeza da cozinha para esvaziar armários e escolheres tudo o que não precisas ou que já não está em bom estado: aquela panela enorme que não usaste mais que duas vezes, aquele liquidificador que “roubaste” da casa dos pais e que ficou esquecido a um canto, ou as típicas louças incompletas.

O que está em mau estado, pode ir diretamente para o lixo. Com o que está em bom estado pode-se fazer o mesmo que com objetos de decoração e móveis: doar ou vender.

Roupa

Este também é um bom momento para fazer numa revisão às roupas (as de casa também). Primeiro, coloca de lado a roupa e sapatos que provavelmente não usarás novamente porque estão gastos ou fora de moda. Em seguida, presta atenção às capas, lençóis e toalhas – se estiverem ásperos ou gastos, é hora de deitá-los fora.

Produtos que expiraram ou estão abertos há muito tempo

Neste caso, é fundamental abrir a despensa e os armários da casa de banho. Certamente terás um produto ou medicamento com data de validade expirada há muito tempo; maquilhagem aberta há anos; cremes que compraste e nunca usaste; ou vernizes secos. Tudo isto ocupa um espaço precioso, por isso aproveita esta limpeza para deitar fora o que não interessa.

Se forem medicamentos, lembra-te que devem ser depositados num recipiente especial que encontrarás em qualquer farmácia.

Mil coisas que já não servem

Agora vamos esvaziar gavetas e prateleiras. O que vais encontrar? Revistas de há mil anos, o primeiro telemóvel, canetas que não escrevem, bilhetes de espetáculos antigos, convites de casamento, faturas ou manuais de instruções de que já não precisas e outras bugigangas. A lista pode ser interminável. Se não precisas de nada, então o melhor será deitar tudo fora.

Lembra-te que em nossa casa acumulamos um milhão de coisas que não vamos usar, e a mudança de estação é perfeita para fazer um inventário e guardar apenas o que realmente tem algum valor, prático ou sentimental.

Retirado do Habitissimo – Adaptado por Dicas Imobiliárias

Comentários