Vender a casa: Antes de a mostrar, deve ou não esconder as suas coisas?

 “Quando está a mostrar a sua casa a um potencial comprador, quer ter certeza que ele consegue se imaginar a viver ali, sem se distrair com os seus pertences pessoais”.

Vender a casa: Antes de a mostrar, deve ou não esconder as suas coisas?

Mas, para os agentes imobiliários portugueses a história é outra. "No universo de pessoas que procuram casa para arrendar ou comprar, apenas uma pequena percentagem tem a capacidade de proceder mentalmente à transformação dos espaços e divisões de forma a permitir a sensação de vivência ou, mesmo, alcançar o verdadeiro potencial do imóvel".

Assim, nasce uma técnica já conhecida em todo o mundo, de nome home staging, que "permite captar e aumentar a atenção do público-alvo (isto é, dos potenciais compradores), agilizar o processo de arrendamento ou de venda e adicionar valor ao imóvel", sustenta Lídia.

Ainda assim, para a designer norte-americana, quando for mostrar a sua casa, "deverá guardar coisas, como fotos de família, diplomas, prémios, obras de arte ou de religião, roupas e remédios". Em causa, está o facto de esses mesmos pertences darem a entender aos interessados que, afinal, já não querem morar ali "por causa da maneira como a pessoa anterior viveu.”

Nesse sentido, Calhoun aconselha que simplifique os espaços e que pense sobre o propósito de cada quarto. “O objetivo deve ser arranjar móveis que complementem o uso de cada divisão”, revela. "Por exemplo, um quarto deve ter uma cama e talvez uma cómoda”, acrescenta.

Ainda que os ginásios domésticos tenham ganho maior adesão durante a pandemia, estas divisões poderão ser obstáculos em momento de venda da casa, pois podem roubar espaço à habitação. “É obvio que quer fazer com que o quarto pareça o mais espaçoso possível, então muitos móveis desnecessários no quarto ou materiais que não pertençam ali devem ser eliminados”, alerta a designer.

Por esse motivo, os aparelhos de ginástica são um dos exemplos de peças de mobiliário mais comuns que Calhoun recomenda retirar de casa, refere a Apartment Therapy, especialmente de um quarto, que deve apenas promover um ambiente mais calmo e relaxante.

Mas, os agentes imobiliários dizem diferente

Os agentes imobiliários de Portugal contrariam esta teoria e dizem mesmo que, no âmbito do imobiliário, o home staging é uma "ferramenta que representa uma mais-valia, independentemente, do segmento de mercado onde é utilizada, pois permite criar, dependendo dos espaços e das carteiras dos clientes, ambientes mais atrativos através de alterações a todos os gostos."

Este é um conceito tem por base técnicas de transformação dos imóveis, com vista a torná-los mais atraentes para os mercados de arrendamento, de compra e venda, sendo também muito utilizado noutros segmentos como o da hotelaria e turismo. O investimento na transformação deverá corresponder no máximo até 3% do valor de comercialização do imóvel, tendo em vista uma valorização até 15% após a intervenção.

Note que com o crescimento do mercado imobiliário em Portugal, o home staging está a chamar a atenção de investidores nacionais e internacionais para o parque imobiliário no nosso país, tendo resultado na reabilitação de grande parte dos imóveis que necessitavam de intervenção.

Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.

Comentários