Se vai fazer estas obras em casa, não precisa de licença

Antigamente, qualquer obra que fizesse em casa estava sujeita à aprovação da Câmara Municipal da sua zona de residência. Hoje em dia, isso já não acontece e até uma piscina não precisa de licença para ser construída. Mas há outras burocracias. Tome nota.

Se vai fazer estas obras em casa, não precisa de licença

Existem pequenas obras que podem ser feitas sem serem necessárias licenças, sendo que algumas nem de comunicação prévia precisam, coisa que antigamente não acontecia, sublinhe-se. Sustenta a plataforma de design de interiores, decoração e arquitetura, Habitissimo que, anteriormente, qualquer obra que fizesse em casa estava sujeita à aprovação da Câmara Municipal da sua zona de residência. Hoje em dia, isso já não é assim. Ora veja.

Remodelação da cozinha ou casa de banho

Caso pretenda alterar os armários e mudar o aspeto da cozinha e/ou renovar as louças e revestimentos da casa de banho, não precisa de pedir licenças à Câmara Municipal, poderá fazê-lo sem sequer ter que comunicar a obra previamente.

Terá apenas de estar atento ao barulho a horas pouco próprias, caso contrário, poderá ser multado.

Telhado e painéis fotovoltaicos

Se vai alterar o telhado e o novo contiver as características do original, não terá de pedir licenças para fazer a obra. Caso pretenda também aproveitar para instalar um painel fotovoltaico, pode fazê-lo também sem pedir licenciamento, ainda assim tenha atenção para o fato de que o painel não deverá exceder a área de cobertura da casa, nem ultrapassar a sua altura em um metro. Caso o painel não cumpra estes requisitos, terá de falar com a Câmara Municipal.

Anexos e garagens

A lei permite que construa um anexo ou uma garagem na sua propriedade sem pedir uma licença camarária, deste que o espaço final não ultrapasse certos limites legalmente definidos.

Se o espaço não ultrapassar os 10 m2 em área e os 2,20 m em altura, não são necessárias licenças. Acima disso, terá que tratar de toda a burocracia para as conseguir, caso contrário, não poderá fazer a obra.

Derrubar paredes interiores

Pode derrubar paredes para unificar divisões adjacentes sem ter que pedir licenças à Câmara Municipal, saliente-se. No entanto, deverá ter o cuidado de não derrubar uma parede que seja estrutural.

Uma piscina e um alpendre

Atualmente, uma piscina não precisa de licença para ser construída. No entanto, tenha atenção: Terá que fazer a comunicação prévia da obra à Câmara Municipal, entregando o projeto feito por um profissional e outros documentos que lhe forem pedidos, tendo a autarquia 20 dias para se opor à obra.

Após este prazo, pode construir à vontade. Tenha ainda em conta que o valor que paga de IMI poderá subir consideravelmente. No que toca ao alpendre, não é necessário uma licença para o construir, desde que este não tenha mais de 10 m2 de área nem 2,20 m de altura.

 

Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.

 

Retirado de Noticias ao Minuto - Adaptado por Dicas Imobiliárias

Comentários