Valor de uma casa fica pago em rendas ao fim de 17 anos

Os cálculos são feitos com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos aos valores de arrendamento e de venda.

Arrendar uma casa passou a ter um custo ligeiramente mais baixo face aos valores de compra. Numa altura em que os preços de venda estão a aumentar a um ritmo mais acelerado do que as rendas, um inquilino precisa agora de pouco mais de 17 anos para pagar, através de rendas, o valor total de compra da casa onde habita.

 
As rendas da habitação subiram 9,2% para uma média nacional de cinco euros por metro quadrado (m2), já o valor de venda, por sua vez, fixou-se nos 1.011 euros por m2.
 

Segundo os cálculos do Jornal de Negócios, comprar uma casa de 100 m2 custa um valor mediano de 101.100 euros, sendo que serão necessários pelo menos 500 euros para pagar a renda mensal de uma casa com o mesmo tamanho. Quer isto dizer que, ao fim de 16,85 anos, o valor da venda já teria sido liquidado pelo valor equivalente ao pago por um inquilino.

As contas do jornal têm apenas em conta os valores de venda de uma casa, não tendo sido considerados os custos com o crédito à habitação, impostos, seguros ou custos com condomínio ou reparações.
 
Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.
 
 
Retirado do Jornal de Negócios - Adaptado por Dicas Imobiliárias 

Comentários