Estantes para livros: ideias para ganhar espaço e tornar a casa mais bonita

Arrumar livros em casa não tem de ser um problema. Há várias soluções criativas que ajudam a otimizar os espaços e a decorar as casas.

Habitissimo
Habitissimo

 

As novas tecnologias mudaram várias hábitos, inclusive os de leitura, sendo cada vez mais comum ler em dispositivos eletrónicos. Mas para muitos o papel não perdeu o seu charme, continuando a seduzir pela sua textura, pelo seu cheiro e pelo prazer de virar cada página. Ter livros de papel em casa requer espaço e a sua arrumação pode mesmo tornar-se um problema. O que fazer quando começa a haver falta de sítio? Na verdade, existem várias possibilidades, que além de servir para organizar, tornam as casas mais bonitas.

1. Um clássico: estantes e prateleiras

Estantes práticas
Na sala de estar / Habitissimo

Começamos com uma das soluções mais comuns: as estantes, que podem ter tamanhos muito diferentes e podem ser colocadas em praticamente qualquer lugar. São muito práticas, mas também às vezes também são um tanto simples e até sem graça. São perfeitas para a sala de estar, embora possam ser colocadas no escritório, no quarto e também, porque não, na casas de banho ou na cozinha.

As prateleiras têm uma grande vantagem: podem ser colocadas em quase todos os espaços vazios ou desaproveitados. Ocupam muito pouco sítio e permitem transformar essa zona numa pequena biblioteca que, sem dúvida, atrairá muita atenção.

Estantes práticas
Como aproveitar uma parede / Habitissimo

2. Em portas e janelas

Estantes práticas
Mais um exemplo na sala de estar / Habitissimo

Quando a falta de espaço é um problema sério, não há outra escolha a não ser encontrar soluções originais e práticas. As portas e janelas, por exemplo, podem ser muito mais do que elementos funcionais da casa.

O espaço entre a moldura da porta e o teto pode ser um bom lugar para colocar estantes e alguns livros. Mas se não bastar, uma estante personalizada que "envolva" toda a porta é uma ideia que pode materializar-se em qualquer divisão. Além disso, pode ser uma solução decorativa, se os livros forem colocados, por exemplo, por cores.

Nas janelas é possível colocar uma prateleira baixa com almofadas confortáveis, tornando o espaço num bom lugar não só para guardar alguns livros, mas também para desfrutar de uma boa leitura.

3. Uma cabeceira da cama diferente

Estantes práticas
Solução com caixas / Habitissimo

Uma forma muito original de dar um novo visual ao quarto – e de ter sempre livros à mão para ler um pouco antes de dormir -, é transformar a cabeceira da cama numa pequena estante. Não tem de ser uma tarefa complicada, basta colocar uma ou mais prateleiras a meia altura. A boa notícia é que mudar a decoração será tão fácil como renovar os livros.

4. Uma escada bem usada

Estantes práticas
Solução para aproveitar a escada / Habitissimo

As escadas têm imenso espaço que muitas vezes é desaproveitado. Uma solução passa precisamente por incluir pequenas prateleiras e estantes personalizadas, uma poltrona confortável e até uma mesa de estudo, elementos que podem tornar este no local perfeito para desfrutar de uma boa leitura.

5. Livros aqui, livros ali

Uma decoração original
Um cesto decorativo e prático / Habitissimo

Uma possibilidade muito simples de colocar livros em casa é simplesmente transformá-los em objetos de decoração: colocar livros sob o abajur ou numa cesta de vime ou numa coluna num canto que parece vazio (existem estruturas específicas para isso) são apenas algumas ideias.

São várias as soluções para integrar livros na decoração da casa e colocá-los em espaços improváveis. Podem estar organizados de forma a estarem sempre à mão para gozar de uma boa leitura em qualquer canto da casa. Boas leituras!

Comentários