Salários de trabalhadores da construção sobem 3,4% em janeiro

 

No ano passado, e pela primeira vez, o valor médio mensal superou os mil euros.

Pexels
Pexels

A construção foi um dos (poucos) setores que não parou durante a pandemia, dando provas da sua resiliência. No ano passado, recorde-se, os trabalhadores do setor das obras assistiram a uma melhoria ao nível da remuneração, e o salário mensal médio ultrapassou os mil euros pela primeira vez. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), os salários continuam a subir, tendo aumentado 3,4% em janeiro face a período homólogo e 0,3% face a dezembro.

“Os índices de emprego e de remunerações apresentaram variações homólogas de 0,1% e 3,4% em janeiro (variações de -0,1% e 1,4% no mês anterior, respetivamente)”, lê-se no documento divulgado pelo INE. Face a dezembro, o índice de emprego aumentou 0,3% enquanto o das remunerações diminuiu 17,6%, (variações de 0,2% e -19,2%, respetivamente, no mesmo período de 2020).

INE
INE

Em sentido contrário a estes indicadores, o índice de produção na construção caiu no arranque do ano: diminuiu 2,4% em janeiro, face a período homólogo, ainda que tenha melhorado em relação a dezembro, mês em que desceu 2,6%. Segundo o INE, o segmento da construção de edifícios recuou 3,3% (-3,5% em dezembro) e o de engenharia civil passou de uma variação de -1,2% em dezembro para -1,1% em janeiro.


Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.


Retirado do Idealista - Adaptado por Dicas Imobiliárias

Comentários