Um vasto e impactante projeto de arqueologia realizado pela empresa de arqueologia no âmbito da sua reabilitação.
Convento fundado em 1318 por D. Afonso Sanches, filho ilegítimo do rei D. Dinis e sua mulher D. Teresa Martins, com o intuito de acolher senhoras da nobreza com poucos recursos. Foi doado no ano seguinte à Ordem de Santa Clara, tendo funcionado como convento feminino até à sua extinção no século XIX.
Integrado num vasto conjunto monumental, que integra também a Igreja Gótica de Santa Clara, o respetivo claustro e o aqueduto, a sua volumetria assume-se de forma majestosa perante a vila e sobre o vale do rio Ave, com uma imagem neoclássica.
Os corpos mais evidentes das fachadas apresentam-se integralmente em cantaria, com sóbrio embasamento, e dois pisos superiores com marcações verticais de pilastras entre os vãos. A marcante platibanda possui monumentais fogaréus no alinhamento das pilastras. A fachada sul sobre o rio Ave apresenta um corpo central encimado por frontão igualmente marcante e um elemento escultórico representando Santa Clara e um elefante. Os vãos de sacada são protegidos por imponentes gradeamentos de ferro e as fachadas que limitam o pátio a norte possuem um tratamento arquitetónico mais simples, sendo enquadradas pelo jardim que envolve o antigo claustro.
O edifício conventual foi parcialmente reedificado em 1777, sendo alvo de sucessivas alterações até finais do século XX. Mais recentemente foi alvo de obras de reabilitação nas coberturas, fachadas, elementos pétreos e caixilharias de madeira pintada.
Fica situado numa pequena colina, na periferia da malha urbana de Vila do Conde, com excelentes vistas sobre o vale do rio Ave e sobre a própria cidade.
Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.
Comentários
Enviar um comentário