As hortas caseiras são o tipo de cultivo ideal para quem tem pouca experiência e quer começar a aventurar-se no mundo da agricultura.

Onde plantar e cuidados a ter
Diretamente na terra, para quem tem a sorte de ter um jardim ou quintal, ou então em vasos, floreiras e estruturas verticais, que também são alternativas simples e práticas. Mas é preciso prestar a atenção à exposição solar: a maior parte dos produtos hortícolas e ervas aromáticas gostam e precisam de receber bastantes horas de sol. O ideal será, por isso, privilegiar espaços com alguma incidência de sol/luz, como zonas próximas das janelas ou, pelo menos, ventiladas.

A irrigação é outro dos fatores aos quais é preciso prestar atenção. O excesso de água é tão mau quanto a falta dela e, por isso, vale a pena investigar bem as espécies e cuidados que exigem.
Avaliar a qualidade do solo, para que as plantas cresçam saudáveis e bonitas, recorrendo a adubos ou compostos orgânicos para manter a horta rica, assim como a colheita, que varia consoante a época do ano, são outros aspetos determinantes para quem deseje aventurar-se a ter uma horta em casa.
A regra é simples: respeitar as características de cada planta, de acordo com as necessidades de luminosidade, rega, nutrientes, etc.

O que plantar
Devem escolher-se as plantações, seguindo alguns critérios, nomeadamente o que se gosta, o que se consome, e o que se adapta às condições e dimensões do espaço. No mundo das ervas aromáticas há uma grande variedade de espécies perfeitas para ter dentro de casa, desde manjericão, alecrim, salsa, tomilho, coentros, orégãos, ou hortelã. Todas elas ideais para plantar em vasos ou estruturas suspensas, por exemplo, desde que perto de um local soalheiro e com boa ventilação.

Quem quiser também poderá arriscar outro tipo de culturas, como alfaces, tomates, pepinos, alhos francês e até morangos, ou quiçá espinafres, cebolinho, cenouras e rabanetes. Mais uma vez, deve avaliar-se bem os cuidados que cada espécie exige antes de decidir o que quer que seja.

Antes de começar, claro, é importante reunir alguns utensílios de jardinagem. Um kit básico incluirá umas luvas, um canivete de podar, uma tesoura, uma colher e garfo, um regador, borrifador, e quiçá etiquetas, para quem desejar registar o que é que plantou e onde.
Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.
Comentários
Enviar um comentário