O QUE FAZ DE PÓVOA DE VARZIM UM DOS MELHORES DESTINOS DE VERÃO NA EUROPA?

Há muitas e boas razões para se visitar Portugal. Uma delas é Póvoa de Varzim. No ranking dos municípios portugueses, essa cidade está apenas depois de Porto e Braga, em termos de qualidade de vida, capacidade de atrair turistas e impactar a economia. Póvoa é moderna, animada, dinâmica, empreendedora e cosmopolita. Tem um arranjo urbanístico impressionante. E, nas últimas décadas, tem se tornado um dos melhores e mais importantes destinos de verão na Europa.

povoa_de_varzim_01-blog-da-arquitetura
Póvoa de Varzim é um dos melhores e mais importantes destinos de verão na Europa. (imagem de Wikipedia)

+ CONHECENDO A PÓVOA

Póvoa de Varzim é uma cidade costeira, que está localizada na Região Norte de Portugal. Situa-se em uma planície de solo arenoso, às margens do Oceano Atlântico e com o Cabo de Sandro André ao fundo. Tem em torno de oitenta quilômetros quadrados e cem mil habitantes. É formada por sete freguesias – divisão administrativa – e apresenta clima ameno nas diferentes estações do ano.

Suas raízes sempre estiveram ligadas à proximidade com o mar. Possíveis vestígios de sua fundação estão presentes em uma área fortificada, que data de 900 a.C., mas somente em 1308 foi oficializada a primeira comunidade. No século XVIII, Póvoa já era o principal porto de pesca e centro de construção naval do norte do país. Com a chegada do século XIX, a cidade ganhou força, desenvolveu-se e cresceu. Houve, então, um aumento significativo no turismo.

povoa_de_varzim_02-blog-da-arquitetura
Centro Histórico de Rates, do período da Idade Média. Na aldeia há inúmeros tesouros históricos, como a Igreja de São Pedro de Rates, a torre do relógio e o pelourinho. Desde local, há saída para o percurso de Santiago de Compostela. (imagem de Wikipedia)
povoa_de_varzim_03-blog-da-arquitetura
Fortaleza da Póvoa de Varzim ou Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, construída entre 1701 e 1740 para proteger a cidade dos piratas. Possui layout pentagonal e quatro baluartes. Foi, recentemente, restaurado. (imagem de Wikimedia)

+ DESENVOLVIMENTO URBANO

Desde o século XIX, muitos portugueses sobem para as praias poveiras, buscando realizar banhos terapêuticos em suas águas. Essa região é bastante rica em iodo. Mas, atualmente, não é isso que chama mais a atenção dos turistas. Póvoa de Varzim, na contemporaneidade, tornou-se uma bela cidade, que sabe valorizar muito bem os seus espaços públicos.

povoa_de_varzim_04-blog-da-arquitetura
Tradicionais cabanas dos banhistas em praia de Póvoa de Varzim. (imagem de Wikimedia)

Quem visita Póvoa consegue perceber o quanto foi pensado, à dimensão do homem, as ruas dessa cidade. Um exemplo é a sua bela ciclovia, com extensão de mil e novecentos metros, prolongando-se até a cidade vizinha,Vila do Conde, e paralela ao Oceano Atlântico. Outro é o arranjo urbanístico no Porto de Pesca, que ganhou uma menção honrosa em 2006, através do Instituto Português do Turismo. O projeto ajudou a recuperar uma grande e importante área junto ao mar, que estava degradada.

Em 2007, uma menção honrosa lhe foi dada, através da categoria ‘ambiente praia’. Póvoa foi classificada como “um modelo a seguir”. Isso porque fez uma excelente intervenção urbana, melhorando as condições para usufruto de suas praias. Houve melhorias quanto à acessibilidade, às estruturas físicas e arquitetônicas, à higiene, entre outros. E no ano passado, 2015, Póvoa foi reconhecida, novamente, pelos seus esforços em requalificação e valorização da cidade.

povoa_de_varzim_05-blog-da-arquitetura
Ciclovia à beira-mar em Póvoa. (imagem de Wikimedia)
povoa_de_varzim_06-blog-da-arquitetura
Região de interesse histórico, contemplada com as obras de requalificação urbana e restauração do seu elevado. Na imagem estão o conhecido Hotel da Póvoa e o neoclássico Cassino da Póvoa (1934), um importante marco em Portugal. (imagem de Grande Hotel da Póvoa)

+ ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Póvoa de Varzim sempre proporcionou boas atrações aos turistas. Já foi um centro de teatro e música orquestral, no final do século XVIII. Entre os séculos XIX e XX, foi ponto de encontro de artistas, como o escritor Eça de Queiroz, nascido na região. Há uma estátua sua e de outros símbolos portugueses na Praça do Alamada, o centro cívico da cidade. Dentre os edifícios ao redor, nos Paços do Conselho, destaca-se a Câmara Munipal, revestida com os tradicionais azulejos portugueses.

O turista pode conhecer mais das histórias de Póvoa de Varzim visitando o Museu Municipal de Etnografia e História, localizado no Solar dos Carneiros. Lá, veem-se antigos barcos de pesca em madeira, achados arqueológicos romanos, peças artesanais, como a famosa ‘camisola poveira’; entre outros.

povoa_de_varzim_07-blog-da-arquitetura
Praça do Almada – Monumento à Eça de Queiroz, feito em bronze pelo escultor Leopoldo de Almeida, em 1952. (imagem de Wikimedia)
povoa_de_varzim_07-blog-da-arquitetura
Edifício da Câmara Municipal de Póvoa de Varzim. (imagem de Wikimedia)

Andando pela Rua da Junqueira, de 1694, podem-se ver construções dos séculos XIX e XX. Ela une o centro cívico com a praia. Lá, próxima ao mar, está a construção em pedra da Fortaleza da Póvoa. Depois de 2014, ela passou por um processo de reabilitação do equipamento. Atualmente, está aberta à visitação a sua pequena capela, de 1743; a esplanada, onde eventualmente ocorrem feiras e exposições; assim como um restaurante.

povoa_de_varzim_08-blog-da-arquitetura
Igreja Matriz, construída no século XVIII, em estilo barroco. (imagem de Wikimedia)

Nos roteiros turísticos também está incluído a visitação à Igreja Românica de São Pedro de Rates e às construções barrocas da Capela de Nossa Senhora das Dores, Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Igreja Matriz. Nos parques desportivos pode-se realizar uma série de outras coisas, como jogar golfe. São oferecidas muitas atividades ligadas à diversão e cultura. Na Monumental Praça de Touros da Póvoa de Varzim, onde antes havia corrida de touros e espetáculos de cavalos, são realizados outros shows.




Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.



Retirado Blog da Arquitetura - Adaptado por Dicas Imobiliárias

Comentários