Aprender com o passado e adaptar o lar ao novo confinamento para viver melhor.
O confinamento já não é algo novo nas nossas vidas, mas o regresso à normalidade que experienciámos nos últimos meses de 2020 voltou a deixar a nossa casa menos preparada para o regresso do teletrabalho e da escola em casa. Mas como isto já não é novidade, podemos aprender com o passado e tornar a nossa casa ainda mais adaptada à situação. Deixamos-te algumas ideias, em colaboração com o portal Habitissimo.
Avaliar o que funcionou no primeiro confinamento
Em março e abril de 2020, o teletrabalho e a escola virtual foram obrigatórias, e por isso, tivemos de adaptar rapidamente a nossa casa a esta situação. Mas essa experiência dá-nos agora uma vantagem neste novo confinamento. Afinal, sabemos aquilo que resultou ou não para nós e para os nossos filhos nessa altura. Partindo daí, conseguirás adaptar ainda mais a casa às tuas necessidades e às da tua família. Pensa bem no que resultou e não resultou anteriormente para melhorar a tua experiência agora.
De que é que vais precisar?
Pensa naquilo que é minimamente indispensável para que o teu filho estude a partir de casa ou para que possas fazer o teu trabalho da forma mais eficaz possível. Todas estas coisas vão ocupar um certo espaço, e por isso é importante que penses naquilo que não pode mesmo faltar, para que saibas se os espaços livres que identificaste são suficientes ou não. O passo anterior também ajuda neste ponto, já que saberás melhor quais são as coisas de que realmente precisas no espaço de trabalho ou de estudo.
Escolher os móveis
Se fores trabalhar na mesa da cozinha, ou se os teus filhos têm uma secretária no quarto, o problema resolve-se um pouco por si mesmo. Mas se vais aproveitar espaços mortos que tens em casa, ou até mesmo divisões, terás de dar a volta aos móveis que tens e que não estás a usar e pensar na melhor forma de os usar para teu proveito nesta situação de confinamento. Uma cadeira que tenhas no quarto, por exemplo, pode ser usada para te sentares enquanto trabalhas. Se puderes, investe em cadeiras ergonómicas, que são confortáveis e podem ajudar-te a manter a postura durante o tempo de trabalho/estudo. Os móveis deverão também ser de qualidade e robustos, para maior conforto.
Organizar o local de trabalho ou de estudo
A organização é fulcral no que toca a trabalhar ou estudar a partir de casa. Um ambiente confortável ajuda e muito a tornar o dia mais agradável, mas é a organização do espaço que nos vai tornar mais produtivos. Por isso, mantém sempre o espaço de trabalho organizado, e estimula os teus filhos a fazerem o mesmo nas suas secretárias. Cada coisa deve ter o seu lugar, por isso mantém tudo limpo e no sítio correto, e verifica se os teus filhos fazem o mesmo nos locais de estudo deles.
Manter uma parte da casa “livre”
Define um espaço para concentração, onde vai ser feito o estudo e o trabalho, e reserva a restante casa para o tempo livre, de modo a que haja uma separação mais fácil entre tempo de trabalho e tempo de lazer. Isso é especialmente importante para as crianças, que precisam de limites claros entre estes períodos do dia para manterem a sua rotina e bem-estar mental. O mesmo é válido para os adultos do lar, já que pode haver uma tendência a levar o trabalho para outras partes da casa e nunca desligar.
Comentários
Enviar um comentário