Peças recicladas, plantas e decoração minimalista, assim são as tendências 2021

 

A pandemia aumentou a nossa permanência em casa e também a preocupação em criar espaços mais arrumados, confortáveis e sustentáveis.

A pandemia empurrou-nos para dentro de casa e as nossas habitações ganharam um novo estatuto de tão vivenciadas que são agora. Há mais preocupação em tornar os espaços não só mais funcionais mas também acolhedores e relaxantes. E nessa busca, começam também já a delinear-se tendências de decoração para 2021.

Para Tiago Costa Luís, designer na ME Arquitectos, empresa registada no Habitissimo, “se em 2020 nos voltámos para as nossas casas e para a necessidade de as tornarmos mais acolhedoras e funcionais, no próximo ano vamos valorizar o existente, os objetos que fazem parte das nossas memórias e que ganharam espaço no ambiente familiar. Conseguimo-lo através da reciclagem e da reinterpretação de peças, mas também da opção por materiais e cores naturais, que trazem uma maior harmonia ao ambiente doméstico”.

A partir desta base, o Habitissimo selecionou as cinco tendências que vão marcar o mundo da decoração de interiores no próximo ano:

1. Materiais sustentáveis e inteligentes – a mudança começa dentro de casa e, em 2021, essa mudança traduz-se na aposta em mobiliário feito com material reutilizado e reciclado, que vem substituir os estofos e tecidos de origem animal. Aliada à sustentabilidade está ainda a tecnologia, já que o futuro das casas passa por funcionalidades inteligentes, que permitem reduzir o consumo de água, luz e gás;

2. Estilo minimalista – menos é mais. Esta é a regra universal que se vai manter e que vai sobressair em 2021. Uma decoração constituída por peças úteis contribui para um espaço mais amplo e clean, e dá vida a um estilo minimalista, que reúne a preferência da maioria;

3. Paleta monocromática – embora o leque de cores seja infindável, no próximo ano a tendência vai assentar em apenas meia dúzia. Os tons neutros e monocromáticos, como o branco, o bege, o rosa velho ou o cinzento serão preferenciais, combinando com um estilo moderno, mais simples e iluminado;

4. Peças artesanais – peças artesanais são sempre uma boa opção para valorizar a tradição e a cultura portuguesas, e contribuem para um estilo que nunca passa de moda: o rústico. Trabalhos como o macramê, acessórios em madeira e elementos em tecido são tendências que vieram definitivamente para ficar e que vão brilhar em 2021;

5. Plantas decorativas – a utilização de plantas tende a fazer sobressair o lado mais expressivo e selvagem dos projetos de decoração. Existe uma grande variedade de plantas que permitem levar um pouco da magia da Natureza para o interior de casa e que confere uma nova vida ao ambiente.

Presente em Portugal  desde 2018, o portal Habitissimo ganhou novo fôlego com a pandemia e desde que o mundo entrou na ‘nova normalidade’ tem vindo a crescer em profissionais aderentes e clientes.   

Em entrevista recente à Visão Imobiliário, Ariel Quintana, country manager do Habitissimo para Portugal, Brasil e Chile, confirmava que a pandemia, o confinamento e a reclusão forçada dentro de portas acabou por dar um impulso à plataforma.

“Começámos a investir em Portugal como um território estratégico em 2018 e desde logo o país mostrou resultados bastante promissores. Sem qualquer comunicação em massa, conseguimos registar 28 mil empresas e profissionais portugueses na plataforma, distribuídos de norte a sul do país. Já este ano, do primeiro para o segundo trimestre, o registo de profissionais na plataforma aumentou um total de 35%, sendo que durante os dois meses de pico da pandemia (março e abril), a subida verificada foi de 40%”, revelou Ariel Quintana, realçando que “estes dados revelam uma vontade crescente do setor em tornar os seus negócios mais digitais e de encontrar alternativas para manter a sua operação, mesmo em condições excecionais como as que foram trazidas pela pandemia”.

Atualmente, a plataforma soma já 33 mil profissionais registados em Portugal  – entre arquitetos, engenheiros, pedreiros, carpinteiros, canalizadores, pintores, jardineiros, decoradores, especialistas em impermeabilização, limpezas e mudanças – e 47 categorias de serviços disponíveis. Tal como o booking faz em hotelaria, também aqui se tem acesso a opiniões reais de outros clientes. Os utilizadores podem também ver  imagens de projetos já realizados, procurarem ideias e inspirações para os mais diversos trabalhos e aceder ao fórum de perguntas e respostas. Em cerca de uma dezena de países onde a Habitíssimo está presente e onde se incluem a França, a Itália e a Argentina, entre outros, são já mais de um milhão de profissionais inscritos.

Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.

Comentários