Como preparar a casa para o inverno

 

Com o frio a aumentar, é importante assegurar que as casas estão preparadas para as baixas temperaturas, e que assim permanecerão, quentes e secas. Portugal é o quarto país europeu com maior dificuldade em manter o interior das habitações aquecido. De acordo com a Comissão Europeia, 20% dos portugueses não conseguem ter um ambiente confortável no domicílio, principalmente durante os meses mais frios, ficando muito acima da média dos restantes estados-membros, que se situa nos 8%. Para esta taxa contribui uma fatia significativa da população que vive sob tetos e paredes mal isolados, com infiltrações e humidade, o que também agrava o consumo de energia e não permite poupar. A pensar nesses casos, aqui ficam algumas dicas para que consiga, na medida do possível, tornar o seu lar mais agradável neste inverno.


Janelas

De manhã, abrir as cortinas e as persianas para deixar o sol entrar. À medida que ilumina a divisão e reflete nas paredes e nos móveis, a luz transforma-se em calor. E quando escurecer, faça o contrário, para manter a temperatura interior. A fita adesiva também pode ser uma grande aliada. Nos meses mais frios, aplique-a nas janelas e portas para as vedar o máximo possível. Uma forma fácil e barata de impedir que o calor escape. Outra solução é colocar um “chouriço” de pano ou de areia nas frestas das portas ou das janelas, para evitar correntes de ar e que o calor fuja.

Paredes

Quanto mais despidas estiverem, mais o calor se esvai. Opte por encostar móveis às paredes exteriores e pendurar nelas alguns objetos. Vai conseguir conservar mais a temperatura e, ao mesmo tempo, pode dar um toque mais acolhedor à casa. Uma estante com livros, por exemplo, é uma ótima forma de preservar a temperatura dentro de uma divisão, como a sala. Espelhos, molduras e papel de parede também vão ajudar. Mas atenção: móveis de utilização frequente, como sofás, camas ou cadeiras devem ser colocados longe das zonas frias da casa e perto das paredes interiores, para absorverem mais calor.

Aquecimento

Se tem radiadores, coloque papel de alumínio entre estes e a parede onde estão encostados. Isso vai fazer com que o calor seja refletido para a divisão. Certifique-se que esse alumínio não está a bloquear as saídas de ar e nunca coloque peças de roupa a secar sobre eles. Se tem uma chaminé que não usa, tape-a. Estar aberta, sem uso, só significa que tem um sugador de calor em casa. Feche as portas das divisões que não usa ou que usa pouco. É uma maneira de evitar que o calor produzido se espalhe para esses espaços pouco ou nada utilizados.

Chão

Pousar os pés no chão gelado pode ser desagradável. Ponha tapetes em algumas divisões, como no quarto, sala ou corredores. Afinal, eles foram criados para tornarem o ambiente mais caloroso.

Mobiliário

Um sofá de pele ou de materiais idênticos pode ser desconfortável nos dias frios. Um problema que se resolve facilmente se o cobrir com mantas e algumas almofadas. Sem contar que isso ainda dá um toque diferenciado à decoração da sala. Use e abuse dos tecidos sintéticos, lãs ou tecidos polares.

Cozinha

O inverno é a época do ano em que mais nos apetece comer refeições assadas no forno. Por isso, use e abuse do forno. Para pratos principais e para bolos também. Além de ser uma forma prática de cozinhar, é possível aproveitar o calor que dele emana para aquecer a casa. Basta deixar a porta do forno aberta quando acabar de confecionar as suas iguarias.

 

Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.

Comentários