A sua semana dia a dia: Estado de emergência, Orçamento e imobiliário em foco

A semana vai ser marcada pela entrada em vigor do novo estado de emergência em Portugal, assim como pela votação final do Orçamento do Estado para 2021.


Segunda-feira INE divulga juros no crédito da casa

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar, na segunda-feira, as taxas de juro implícitas no crédito à habitação para outubro. Isto depois de, em setembro, terem voltado a fixar-se abaixo de 1%. A taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação realizados caiu para 0,996% nesse mês, face aos 1,003% fixados em agosto. Considerando a totalidade dos contratos, o valor médio da prestação manteve-se em 226 euros, pelo terceiro mês consecutivo.

Terça-feira Novo estado de emergência em vigor

Será na terça-feira que vai entrar em vigor o novo estado de emergência, previsto entre 24 de novembro e 8 de dezembro. Depois de aprovado no Parlamento, na sexta-feira, este será o quinto estado de emergência desde o início da pandemia, admitindo a possibilidade de "confinamento compulsivo" e de escalonamento das restrições em função do risco de contágio.

Terça-feira Contas à situação dos municípios

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) vai publicar, na terça-feira, o relatório sobre evolução orçamental da Administração Local, referente ao período entre janeiro e junho de 2020. A análise referente a 2019 concluiu que o excedente orçamental dos municípios aumentou 112 milhões de euros nesse ano, face a 2018, atingindo os 568 milhões de euros.

Quarta-feira Execução orçamental em foco

A Direção-Geral do Orçamento vai divulgar a síntese de execução orçamento, referente a outubro. Dados já revelados pelo Ministério das Finanças, em antecipação a estes números que serão conhecidos na quarta-feira, mostram que o investimento público aumentou 36,5%, quando comparado com o período homólogo, impulsionado pelas áreas da saúde e transportes públicos

Quarta-feira BCE publica relatório de estabilidade financeira

O dia vai ser marcado pelos bancos centrais. Enquanto o Banco Central Europeu vai divulgar o relatório de estabilidade financeira, do outro lado do Atlântico, a Reserva Federal dos EUA vai revelar as atas da mais recente reunião de política monetária. De acordo com a Bloomberg, os analistas vão procurar sinais sobre um possível aumento das compras de ativos, que poderá ser anunciado na reunião de dezembro.

Quinta-feira Votação final global do Orçamento

As votações às propostas de alteração para o Orçamento do Estado de 2021 arrancaram na sexta-feira, no Parlamento. Os guiões para a votação somaram mais de 2.700 páginas, num processo que durou vários dias. Este ficará concluído esta quinta-feira, com a votação final global do Orçamento do Estado para o próximo ano.

Quinta-feira Mercados nos EUA encerrados devido a feriado

Os mercados vão estar encerrados nos EUA devido a um feriado. O país vai comemorar o Dia de Ação de Graças.

Sexta-feira Como está a avaliação da banca às casas?

O valor a que os bancos avaliam as casas no âmbito da concessão de crédito à habitação interrompeu uma tendência de subidas que já se registava há cinco meses, em setembro. Na sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) irá divulgar os dados mais recentes - para outubro - que permitirão perceber se esta evolução se mantém. No mesmo dia, o INE também vai revelar os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores para novembro.

Sexta-feira "Black Friday" para as retalhistas

As retalhistas um pouco por todo o mundo vão ter um dia importante na sexta-feira, isto porque é quando se realiza a conhecida "Black Friday". As vendas costumam disparar neste período marcado por vários descontos promovidos pelas empresas do setor do retalho. No entanto, este ano o cenário é marcado pelo impacto da pandemia nos rendimentos das famílias, mas também por uma mudança nos hábitos de consumo. A covid-19 tem levado ao aumento das vendas online. 

 

 

Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.



Comentários