Espaços | Conselhos | Casas de sonho | Como preparar a casa para a chegada do frio – as mudanças importantes (e necessárias)

 Um bom isolamento e sistemas de aquecimento em bom estado podem poupar energia e, com ela, muito dinheiro. 

habitissimo/Pxhere
habitissimo/Pxhere

 

Esta é a altura perfeita para preparar a casa para a chegada dos primeiros dias de frio. Não é uma questão banal, muito pelo contrário. Um bom isolamento e sistemas de aquecimento em bom estado podem poupar energia e, com ela, muito dinheiro. Que mudanças importantes (e necessárias) podem ser postas em prática? Com a ajuda do portal Habitissimo, deixamos algumas dicas bem simples.

Uma revisão de decks e terraços

Rachaduras ou fissuras no pavimento do deck ou juntas em mau estado podem ser um problema para o inverno. Em primeiro lugar, pelas fugas e humidades que podem provocar se chover ou nevar. E em segundo lugar, porque a água pode acumular-se e, se congelar, vai expandir-se e acabar por causar danos no telhado ou revestimento.

Verificar as janelas

Verificar as janelas
habitissimo/Pxhere

O ar frio pode entrar por qualquer abertura, não importa quão pequena seja, então, antes que as temperaturas desçam, deves verificar as janelas. O que deve ser verificado? Basicamente, perceber se fecham perfeitamente.

Quando não for esse o problema e as janelas não se ajustam bem, a solução mais simples é colocar fita de calafetagem para ajudar ao isolamento. É feito de uma forma rápida, barata e também eficaz.

Ajustar o aquecimento

Ajustar o aquecimento
habitissimo/Pxhere

Antes de se ligarem os aquecedores, também deve ser feita uma pequena verificação. Se for a gás, deve-se verificar a pressão na caldeira, e para isso basta ligá-la apenas alguns minutos. Também é aconselhável confirmar se os radiadores estão a funcionar perfeitamente.

Se o aquecimento funcionar, por exemplo, através de caldeiras a pellets, também é necessário verificar se estão em perfeito estado, verificando se as saídas de fumos estão desobstruídas, bem como os queimadores e os ventiladores. E se se trata de bombas de calor, não custa nada limpar os filtros, o equipamento, e verificar se a unidade exterior não tem resíduos que possam alterar o seu bom funcionamento.

Outras mudanças

Outras mudanças

O que mais devemos verificar para que a nossa casa esteja perfeitamente preparada para o inverno? Por exemplo, se houver tubos externos, uma boa dica é protegê-los para evitar os danos que também podem ser causados ​​pela água, se congelar por dentro. Outra dica é verificar as calhas e limpá-las caso tenham detritos acumulados no seu interior.

E um truque muito simples mas muito eficaz: muda o sentido das pás de ventilação, desta forma, quando funcionam, evitam que o ar quente se acumule na parte superior da sala, e assim ganharás conforto e gastarás menos no aquecimento.

Ao despender apenas algumas horas para rever a casa minuciosamente, iremos garantir que está muito mais protegida do frio e, mais importante, gastar menos com aquecimento. 


Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.

Comentários