Montar um jardim “comestível” é possível, aproveitando vasos para o interior ou pequenas varandas. As ervas aromáticas são boa opção para começar.
Ervas aromáticas, alfaces, tomates ou até rabanetes. Cultivar alguns alimentos em casa é possível, mesmo num pequeno apartamento localizado no centro de uma grande cidade. Aproveitar vasos ou pequenas varandas é suficiente para ter um jardim “comestível” dentro ou fora de casa, e também uma forma prática de ter produtos biológicos e frescos sempre à mão.
Mas, afinal, o que se deve cultivar numa horta em casa? O paisajista Jose M. Blas deu algumas dicas simples à Revista AD sobre os vegetais que podem ser cultivados no interior e no exterior.
Culturas ao ar livre
Se tivermos uma varanda ou terraço, poderemos plantar espécies como courgette, morangos, pepinos ou tomates, que requerem sol. As alfaces, acelgas, alho-francês ou rabanetes, por exemplo, preferem espaços mais frescos e com menos exposição solar.
"O importante é decidir o que queremos cultivar, qual a a época estival adequada, estudar qual o melhor momento para plantar, bem como os tempos de maturação. Por exemplo, podemos plantar alface durante todo o ano, mas no caso da courgette o melhor momento é a primavera. Se fizermos um calendário de cultivo, podemos tirar maior partido da nossa pequena horta”, refere o especialista.
Culturas dentro de casa
Será necessário, antes de mais, encontrar um local ensolarado, perto de uma janela e com boa ventilação. Com dedicação, diz José M. Blas, é possível cultivar alguns micro-vegetais e ervas aromáticas, como manjericão, coentros, tomilho ou salsa. Para os mais ‘nostálgicos’, diz, sempre há a maneira clássica de colocar um feijão dentro de uma jarra de vidro com algodão.
Comentários
Enviar um comentário