Isenção de IMI: sabe se tem direito e como fazer o pedido?

Ser proprietário de um imóvel implica o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). A lei prevê, no entanto, algumas isenções.

 

As regras da isenção de IMI encontram-se definidas, essencialmente, em duas leis: Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF) e Código do IMI (CIMI). Descubra se reúne os requisitos para ter dispensa de pagamento de IMI.

Como posso beneficiar de isenção de IMI?

O CIMI prevê dois tipos de isenção de IMI. A isenção permanente, destinada a agregados familiares que tenham baixos rendimentos. E a isenção temporária, aplicada a imóveis novos, sendo atribuída por um prazo máximo de três anos.

Independentemente do tipo de isenção de IMI em causa, a sua atribuição depende do rendimento do agregado familiar e do Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel.

Assim, para efeitos de atribuição da isenção permanente é necessário que:

  • O agregado familiar não tenha um rendimento bruto anual superior a 2,3 vezes o valor anual do Indexante dos Apoios Sociais (IAS). Isto é, 15 295 euros (475 euros x 14 meses x 2,3);
  • O VPT global dos imóveis pertencentes ao agregado familiar não seja superior a 10 vezes o valor anual do IAS. Ou seja, 66 500 euros (475 euros x 14 meses x 10).
    Nota: neste caso, o IAS corresponde ao valor do salário mínimo em 2010 (475 euros). Será assim até que o IAS atinja aquele valor.

No caso da isenção temporária, são exigidas as seguintes condições:

  • O rendimento coletável anual do agregado familiar não pode ultrapassar 153 300 euros;
  • O imóvel não pode ter um VPT superior a 125 000 euros.
    Nota: a isenção temporária só pode ser atribuída duas vezes, em momentos temporais diferentes, ao mesmo proprietário ou agregado familiar.

É necessário morar no imóvel?

Tanto a isenção permanente, como a temporária, apenas podem ser concedidas se o imóvel se destinar exclusivamente à habitação própria permanente. Por outras palavras, se for o domicílio fiscal dos proprietários. Para tal, a morada do imóvel deve estar associada ao Cartão de Cidadão.

Mas há uma exceção, no caso de isenção de IMI permanente. Essa salvaguarda aplica-se aos idosos que, por necessidade, passem a viver num lar de terceira idade ou na casa de familiares (desde 2020). Para manterem a isenção de IMI devem, porém, comprovar, junto da Autoridade Tributária (AT), que o imóvel antes constituía a sua habitação própria permanente.

A dispensa do pagamento de IMI abrange apenas o imóvel?

Não. Além do imóvel, a isenção permanente ou temporária contempla garagens, arrumos e despensas. É necessário, contudo, que estes espaços integrem o mesmo edifício ou conjunto habitacional e sejam utilizados, em exclusivo, pelo proprietário ou seu agregado familiar e como complemento da habitação.

Tenho dívidas ao Estado. Posso beneficiar de isenção de IMI?

Sim. Mas apenas no caso de isenção permanente. Desde 2016, esta isenção mantém-se mesmo quando existem dívidas ao Estado por regularizar.

O que devo fazer para obter isenção de IMI?

A atribuição de isenção permanente é reconhecida oficiosamente e com uma periodicidade anual pela AT, com base nos elementos de que dispõe (declaração de IRS do agregado familiar, por exemplo). Por isso, não é necessário requerê-la.

Já a isenção temporária tem de ser requerida. É possível fazê-lo no Portal das Finanças, aqui.

Em que situações posso perder a isenção de IMI?

A isenção permanente ou temporária cessa sempre que deixem de se verificar os critérios para a sua atribuição. Há ainda outra situação que implica a perda de dispensa de pagamento deste imposto. Tal acontece se o proprietário ou qualquer elemento do seu agregado familiar entregar a declaração de IRS fora do prazo legal.

Posso não pagar IMI durante a crise da Covid-19?

Para já, não há quaisquer indicações de isenção ou adiamento do pagamento de IMI, pelo que os proprietários devem cumprir esta obrigação fiscal.

Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias com que sempre sonhou.

Comentários